Natal Solidário

Trabalhando o Espirito Natalino e Visitando os Doentes.

Ao aproximar-se o Natal, é comum ouvir a expressão “Espirito Natalino”. Nós da E.E.E.P. José Maria Falcão buscamos desenvolver nos alunos, através da disciplina de artes, um sentimento de bondade, levando sempre um ar festivo recheado de presentes para as pessoas doentes e as que sobrevivem do Lixão de Pacajus.

Sabemos que o natal é a celebração onde leva as pessoas a refletirem sobre suas vidas e sua postura diante da sociedade e muitas vezes isso acontece com os jovens quando é despertado o sentimento de solidariedade.

Sendo assim no dia 13 de dezembro de 2010 a professora de artes Socorro Almeida organizou a entrega de 10 cestas básicas de alimentos arrecadados pelos próprios alunos da E.E.E.P. José Maria Falcão.

Desejamos a todos um feliz natal e um ano novo com muito amor e solidariedade.
(Socorro Almeida - Professora de artes)

1ª SIPAT DA ESCOLA PROFISSIONAL JOSÉ MARIA FALCÃO



Aconteceu nos dias 25 e 26 de novembro na Escola Profissional José Maria Falcão a 1ª SIPAT (Semana interna de prevenção de Acidentes de Trabalho) com o tema “Prevenção é a solução”. O evento foi organizado pelos alunos do 3º ano do Curso Técnico em Segurança do trabalhado, tendo como coordenadores do projeto os professores e orientadores de estágio Francisca Rodrigues, Carlos Alberto Barbosa, Patrícia Rocha Castro, Talvanes Dantas Costa, Francisco José Silva e a coordenadora de estágio Roselena Fernandes.

A SIPAT é uma semana voltada à prevenção, tanto no que diz respeito a acidentes do trabalho quanto a doenças ocupacionais, sendo uma atividade obrigatória para todos que trabalham com a segurança seja nas escolas, empresas, e etc.

Essa atividade deve ser realizada com freqüência anual.
As atividades aconteceram na quadra poliesportiva da escola a partir das 8 horas e distribuída da seguinte forma:

Dia 25/11 – Abertura
8h30 – Palestra: Qualidade de vida
Palestrantes: Romero Vasconcelos, Fernanda Batista e José Juliano (Alunos do 3º Ano Técnico em Segurança do Trabalho.)
9h20 – Visita aos Estandes
10h00 – Palestra: Máquinas e equipamentos, melhorias nos postos de trabalho.
Palestrante: Raul Costa Neto (Engenheiro de Segurança do Trabalho)
10h30 – Dinâmicas
11h30 – Encerramento.

Dia 26/11 – Abertura do dia
08h20 – Palestra Assédio Moral
Palestrantes – Lucas Pinheiro e Joyce Costa (Alunos do 3º Ano Técnico em Segurança do Trabalho).
09h20 – Palestra – Direção Defensiva e primeiros socorros
Palestrante – Cícero Cezar (Técnico em Segurança do Trabalho)
10h50 – Visitas aos Estandes e Dinâmicas
11h30 – Encerramento.

“Quando fazemos a coisa certa, nos sentimos bem, não só por termos colaborado com o nosso bem estar, mas também com o dos outros. Segurança é uma questão de educação”.






"Ninguém caminha sem aprender a caminhar, sem aprender a fazer o caminho caminhando, refazendo e retocando o sonho pelo qual se pôs a caminhar."(Paulo Freire)